Podemos dizer que o uso do SLA (Acordo de Nível de Serviço, em português) é fundamental para contratos de prestação de serviços quando falamos em TI. Refere-se, de modo específicos, aos termos mensuráveis que o contratante pode esperar em função de determinado serviço/projeto.
Se você ainda não entendeu muito bem o que é o SLA e os motivos dele ser considerado tão importante, acompanhe o conteúdo e veja o material que separamos para você hoje. Boa leitura.
O que é o SLA?
Conforme conversamos acima, o SLA é essencial para o contrato de prestação de serviços em TI. O Service Level Agreement, além do que foi citado, apresenta uma série de metas de nível de serviço, prazos de contrato, suporte técnico, termos de compromisso, e muito mais. De modo claro, ele nada mais é do que um esclarecimento técnico do contrato.
É considerado fundamental nas áreas de TI por ser um documento exigido pela ABNT. É importante citar também que ele precisa ser revisto de forma periódica, já que tal fator garante a efetividade do mesmo.
Além do mais, através dessa revisão é possível que o contratante tenha uma espécie de garantia de que a empresa de TI contratada prestará o suporte em tudo o que foi oferecido e em todas as etapas do processo.
E qual a importância do SLA para uma empresa?
O SLA pode ser considerado uma garantia para a empresa contratante de um serviço de TI. Ele facilita que sejam delimitadas as regras, garantindo proteção para ambas as partes. Essa segurança também pode garantir uma economia financeira para a empresa contratante, uma vez que diminui o risco de gastos indevidos.
Outro fator importante é que com o auxílio do SLA a empresa pode ter uma visão muito mais abrangente sobre o escopo do que ela está investindo para a sua empresa.
Quando o SLA é desenvolvido de maneira específica, bem planejado e bem executado, os conflitos são reduzidos e, quando eles existem, a resolução é bem mais rápida e simples.
Informação relevante: é indispensável deixar claro que um SLA é firmado por projetos. Sendo assim, é preciso considerar que esse plano de ações ocorra de forma sistêmica para que ele sirva para ambas as organizações (contratante e contratada) como uma forma de suprir as expectativas do projeto proposto.
SLA e KPI: qual a diferença?
Apesar de relacionados, é importante que você saiba que ambos são distintos. O SLA é voltado para o futuro, deixando claro que será desenvolvido. Já os KPIs – indicadores chaves de desempenho -, se concentram muito mais no passado, já que o KPI é considerado um indicador materializado na forma de um relatório de performance ou avaliação.
O que é importante levar em consideração?
Deixamos claro que é fundamental pesquisar a empresa de TI que sua organização deseja contratar. Se é um negócio sério, que cumpre com o que promete no SLA, entre outros pontos. Aqui na Coopersystem nós trabalhamos apenas com profissionais capacitados e qualificados para proporcionar os resultados exigidos e acordados no SLA.
Para mais informações, entre em contato conosco e agende uma reunião. Teremos prazer em ajudar a sua organização. Até o próximo conteúdo.