Comments

3 tendências tecnológicas para ficar de olho em 2022

O âmbito tecnológico sofreu um boom durante os últimos dois anos que trouxeram várias mudanças que não pretendem ir embora e outras que a tendência é só aumentar cada vez mais. 

Se você também está curioso sobre quais são as tendências da tecnologia para o próximo ano, separe o bloco de notas e se prepare, pois é exatamente sobre isso que vamos falar neste post. 

Desejamos uma leitura com vários insights e direcionamentos para seu planejamento do ano! 

1. Trabalho Híbrido e plataformas nativas na nuvem

Uma mudança gigantesca que a pandemia trouxe e resolveu ficar é referente ao modelo de trabalho. O monopólio do trabalho presencial, das 8h às 18h, com apenas uma hora de almoço é algo que não se sustenta mais. O isolamento social forçou as empresas a adotarem o trabalho remoto e algumas perceberam as vantagens e benefícios de se investir nesta modalidade. 

O trabalho remoto, porém, não é a única saída. Muitos empresários já estão se adequando para adotar permanentemente o trabalho híbrido, mesclando o remoto e o presencial, de acordo com as necessidades do negócio. 

Independente se é híbrido ou 100% remoto, ambas modalidades exigem adequações e ampliam os horizontes de contratação. Mas, esta mudança requer um pilar básico: plataformas nativas na nuvem. 

Com a possibilidade de se trabalhar fora do escritório, é preciso alterar servidor, acessos e formas de controle para que a produtividade não seja afetada. E, para isso, adotar ferramentas que funcionem na nuvem é primordial. 

2. Inteligência Artificial Avançada

A IA é outro elemento que deu passos maiores do que os imagináveis durante os anos de pandemia e não tem planos de desacelerar. Chatbots, assistentes virtuais trocando músicas ou fazendo seu café pela manhã já se tornaram básicos e banais perto do universo que já existe da inteligência artificial atualmente. 

Vários CIOs já estão traçando seus planos para 2022 com objetivo de padronizar as práticas de engenharia de IA, codificando sua abordagem de IA, para aumentar ainda mais o valor de seu negócio. 

Para muitas empresas, a IA não é mais uma “experimentação” e já atinge um patamar estratégico necessário e diferencial não só para venda, mas como para toda gestão da empresa. 

3. Segurança Avançada

Se a pandemia trouxe avanços consideráveis para tecnologia em prol das empresas e consumidores, ela também mostrou um lado obscuro que assustou e prejudicou diversas pessoas. Golpes e fraudes dispararam no Brasil, durante a pandemia, o que ligou o radar de diversas equipes de tecnologia para a necessidade de aumentar e melhorar seus sistemas de segurança. 

A atenção ao sistema de segurança cibernética das empresas é importante não apenas para evitar golpes, fraudes e invasões nos dados das empresas, mas também para garantir ao consumidor que ali é um local seguro e confiável para realizar as operações de compra, cadastro, comunicação, etc. 

O uso da computação para melhorar a privacidade tornou-se uma exigência do mercado atual, e uma das boas práticas levantadas para 2022 é a criação de um ambiente na nuvem confiável para que as empresas consigam armazenar e compartilhar os dados próprios e de seus clientes de forma ainda mais segura, utilizando da criptografia de dados, algoritmos antes da análise ou do processamento. 

Esperamos que seu bloco de notas esteja cheio de anotações e insights para elaboração do planejamento do ano. Salve este blog nos seus favoritos e retorne sempre que quiser para refrescar as ideias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2022/01/possessed-photography-g29arbbvPjo-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR