Comments

Reconhecimento facial é destaque na primeira edição do Hackateno

Em 26 horas de imersão, seis equipes multidisciplinares foram desafiadas a criar soluções inovadoras para o mercado de meios de pagamento.

Ao responder ao desafio de “Como criar uma experiência única e inovadora de pagamento com as APIs Cateno”, a equipe Tron foi a grande vencedora da primeira edição do Hackateno, maratona de inovação promovida na sede da faculdade BandTec, em São Paulo, nos dias 27 e 28 de junho.

Formado por três colaboradores da Cateno, Jefferson Cabelho, Juliana Oliveira e Sinvaldo Pacheco, além de um profissional da parceira Coopersystem, Marcel Coelho, o time vencedor apresentou uma solução de conta digital que possibilita pagamentos e transferências entre contas através de reconhecimento facial.

“Foi estimulante participar do Hackateno. Abrimos a mente, fomos provocados a sair da zona de conforto e de pensar a inovação além da nossa experiência do dia a dia”, conta o analista de Tecnologia da Cateno, Jefferson Cabelho.

Em segundo lugar, respondendo ao mesmo desafio, foi premiada a equipe Ripple, que desenvolveu uma ferramenta de pagamento por meio da tecnologia de QR Code.

Já o time Aurora, que conquistou a terceira colocação, respondeu ao desafio “Como ajudar os portadores de cartão a ter um consumo consciente por meio de análises de perfis comportamentais”. O grupo criou uma solução de Open Banking que permite que o cliente movimente suas diversas contas em um único aplicativo e, a partir da análise do perfil de gasto e de consumo, tenha um controle financeiro mais adequado.

Hackateno: maratona de inovação, conteúdo e pluralidade

O Hackateno reuniu 23 participantes ativos e incansáveis desde as primeiras horas da quinta-feira, 27 de junho, até o final da noite do dia seguinte, 28 de junho. Eles foram divididos em seis grupos, Komodo, Aurora, Maker, Tron, Nano e Ripple, uma referência a criptomoedas da atualidade.

Além do trabalho constante de mentoria de profissionais da Cateno e de empresas parceiras, os participantes contaram com palestras que abordaram temas da atualidade, como foco nos segmentos de tecnologia, inovação e design. Os conteúdos, que também foram transmitidos ao vivo pela web, nortearam o desenvolvimento das soluções, como as apresentações de Matheus de Faria Moraes da Sensedia, Pablo Augusto da Zappts e Efrem Maranhao Filho da Oncase.

Para Fábio Euzébio, diretor de Operações e Tecnologia da Cateno, o resultado da primeira edição do Hackateno foi mais que positivo. “Conversando com as pessoas nesses dois dias de imersão, percebemos que todas consideram fundamental um momento como esse, para pensar o novo e criar novas ideias. Encerramos a nossa maratona com muito entusiasmo e engajamento, fortalecendo ainda mais o nosso posicionamento de inovação junto ao mercado”, conclui o executivo.

Ainda, de acordo com Sérgio Cerqueira, coordenador de Tecnologia da Cateno e um dos idealizadores do Hackateno, o evento superou todas as expectativas ao possibilitar um ambiente diversificado. “A tecnologia faz parte da vida de todos, por isso a pluralidade é muito importante. Ficamos surpresos com quantidade de mulheres de tecnologia que estavam presentes e ativas”, comemora.

Fonte: Cateno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2019/07/header-hackaton-1.png);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil