Comentarios

O que são Progressive Web Apps?

O que são Progressive Web Apps?

Você já acessou alguma página e pensou que estivesse usando algum tipo de aplicativo? Se sua resposta for sim, é sinal de que você sabe o que são os Progressive Web Apps.
Considerados um modelo novo de desenvolvimento de software, eles transformam os navegadores em uma espécie de plataforma para aplicativos. Para entender melhor, prossiga com a leitura do material desenvolvido pela Coopersystem.

Progressive Web Apps

Conhecidos também por PWAs, os Progressive Web Apps são considerados uma tendência que podem trazer uma série de resultados positivos para as organizações.

Diferente de um aplicativo, ou também de um site, um PWA começa como uma aba simples no navegador e se torna “progressivamente mais app” em função da interação do usuário com ele. Com isso, ele chega em um ponto onde basta que você adicione o Web App à sua página inicial que ele passará a adquirir funções que não existiam anteriormente, como certas funções exclusivas de aplicativos nativos, como usar a geolocalização e permitir o uso quando a pessoa não está online.

Ou seja, a principal proposta de um PWA é entregar uma experiência positiva e quase idêntica à um aplicativo comum.

Vantagem para os usuários

Uma das principais vantagens para o usuário é que um PWA não precisa ser baixado. Essa é considerada uma vantagem, uma vez que grande parte dos usuários considera positivo não realizar um download antes de saber se o aplicativo valerá a pena ou não.

E como é possível classificar um PWA?

Existem 10 pontos que ajudam a classificar um PWA, sendo eles:

1. Ele precisa ser responsivo

O primeiro ponto que facilita o reconhecimento de um PWA é ele ser responsivo. Ou seja, é importante que ele consiga se adequar a diversos formatos de exibição, como tablet, mobile, desktop ou qualquer outro dispositivo que possa surgir.

2. Consiga ser utilizado em modo offline

Ele precisa ser funcional e fazer com que o usuário consiga utilizá-lo em modo offline.

3. Consiga manter-se atualizado

Outro ponto importante é que ele precisa oferecer atualizações contínuas ao usuário.

4. Ser progressivo

A plataforma deve atender qualquer tipo de usuário, não importa qual seja o sistema operacional ou qual o navegador utilizado.

5. Precisa ser seguro

Um PWA precisa ser seguro para evitar possíveis invasões ou certos tipos de adulterações durante a troca dos dados.

6. Deve ser engajável

Ele deve permitir que o usuário realize o reengajamento por meio de notificações de push, emails ou até mesmo de mensagens.

7. Ser app-like

Isso significa que ele precisa adotar um layout semelhante ao dos aplicativos.

8. Instalável

Para o PWA funcionar de forma ideal, é importante que ele seja instalável de forma fácil pelo usuário.

9. Precisa ser encontrável

Isso significa que o usuário consiga encontrá-lo da mesma forma como ele encontra um aplicativo, utilizando os mecanismos de busca.

10. Necessita ser linkável

Por último, mas não menos importante, é essencial que ele não necessite de uma instalação complexa para o usuário e que seja compartilhável por meio da URL.

E para empresas, quais são as vantagens de investir em PWA?

Para as empresas, as vantagens são inúmeras. Antes de tudo, é fundamental que a empresa verifique quais são as necessidades do seu cliente e o que pode ser mais importante para ele nesse momento.

Visto isso, é essencial verificar as vantagens para descobrir se um PWA pode ser ideal para o seu negócio. Dentre os benefícios nós temos:

● Mais acessibilidade ao usuário;
● Mais praticidade e eficiência;
● Favorece a experiência positiva do usuário;
● Permite maior engajamento entre cliente e empresa.

Ou seja, hoje um Progressive Web App pode fazer a diferença na sua empresa. Se você gostou, agende uma conversa com algum dos nossos especialistas e entenda mais sobre o assunto. E se o conteúdo foi útil para você, compartilhe com outras pessoas o material. Até o próximo conteúdo.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Header-Blogpost-Março-2.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
es_ES
en_US pt_BR es_ES