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LGPD aplicada às ações de marketing

A Lei Geral de Proteção de Dados já está em vigor desde agosto do ano anterior, mas ela ainda levanta muitas dúvidas em relação a sua aplicação. Com as questões impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados, não é difícil imaginar que as ações realizadas para atrair contatos, vender e se manter próximo ao público, precisam ser revisadas. Por isso, separamos as práticas que devem ser aplicadas nos canais normalmente utilizados para promover sua marca.

O que é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? 

A LGPD estabelece a regulamentação do tratamento de dados pessoais, tanto de clientes quanto de usuários em geral, por parte de empresas. Vale lembrar que dados pessoais, no que se refere à LGPD, são as informações fornecidas a uma empresa em determinado momento. O tratamento desses dados representa a forma como eles são utilizados, seja em ações específicas de marketing ou em outro tipo de ação. 

A partir da Lei Geral de Proteção de Dados, os usuários têm acesso facilitado às informações de bancos de dados. Além de verificarem os dados, os usuários podem solicitar ajustes ou mesmo remoção de informações, sempre que julgarem necessário. Quem não seguir a LGPD pode ser multado em 2% do faturamento, sendo que o limite da multa é de R$ 50 milhões (por infração).

LGPD aplicada às ações de marketing

Com as questões impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados, não é difícil imaginar que as ações realizadas para atrair contatos, vender e se manter próximo ao público, precisam ser revisadas. 

Por isso, separamos as práticas que devem ser aplicadas nos canais normalmente utilizados para promover sua marca. Confira: 

 

  • Formulários de cadastro no site 

 

Um dos principais benefícios de se ter um site é a possibilidade de criar uma vitrine da sua empresa, apresentando os principais serviços que ela oferece e oferecendo aos visitantes do site a possibilidade de obter mais informações sobre os produtos. 

Entre as formas de obter informações sobre o público que acessa seu site e se interessa pelos produtos oferecidos é através do uso de formulários de cadastro. 

Nesses formulários, que podem ser inseridos em páginas específicas do seu site de forma fixa ou através do uso de pop-ups, devem ser solicitadas informações relevantes sobre os usuários, conforme dito anteriormente. 

Em um formulário para receber promoções de produtos, solicite informações que ajudem a entender os interesses do visitante e, é claro, a forma de contato que pretende usar para enviar as novidades (como email e telefone). Esse tipo de cuidado ao solicitar dados também deve ser adotado caso você crie landing pages específicas para divulgação de produtos, eventos etc. 

 

  • Rastreamento de visitantes no site 

 

Além de ser um canal importante para a captação de leads, o site pode ser utilizado para entender melhor o comportamento do público. Um dos recursos que ajuda nessa verificação é o Lead Tracking. Esse tipo de análise de navegação possui a finalidade de identificar os interesses do público a partir do tipo de interação dele no site. É possível saber quais páginas foram acessadas e, com base nas informações obtidas, personalizar as comunicações realizadas posteriormente. 

 

  • Anúncios nas redes sociais 

 

Os anúncios são utilizados de forma frequente para atrair novos leads e também para vender mais. Esse tipo de prática também precisa ser revisada para que esteja em conformidade com a LGPD.

Os recursos de segmentação podem ser utilizados desde que os usuários da rede social saibam: 

  • Quais dados pessoais eles fornecem à rede social; Quais as empresas estão utilizando essas informações. 
  • Quando um usuário preenche, por exemplo, um formulário do Facebook Lead Ads, recurso para captação de contatos, ele deve saber a finalidade dos dados solicitados. 

Ou seja, as redes sociais também devem contribuir no que diz respeito à transparência de dados. O Facebook, por exemplo, disponibiliza aos usuários um recurso para consultar quais mostra inclusive quais aplicativos compartilham seus dados pessoais com a rede social.

 

  • Email marketing 

 

O email marketing pode ser um dos canais mais rentáveis para sua estratégia de comunicação, mas, para isso, é preciso que ele seja feito especificamente para o público interessado no seu conteúdo. Diversas das boas práticas para email marketing relacionadas à utilização de dados já eram recomendadas. 

Um exemplo bem simples do que deve ser evitado para manter sua empresa em conformidade com a LGPD é a compra de listas de email. Essa prática, normalmente realizada por quem busca algum tipo de resultado imediato, vai contra os princípios básicos da Lei de Proteção de Dados, pois nenhum dos emails presentes nessas listas confirmou interesse nos seus envios de email.

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